Enxertia, o que é? Para que serve? Como fazer?

A enxertia é um método de propagação vegetativa de plantas, que leva em conta a capacidade de duas ou mais plantas combinarem- se e crescerem simultaneamente em um único pé. Uma das mais antigas práticas hortícolas… 300 anos antes de Cristo; Romanos e Chineses!

O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes, onde a primeira planta geralmente é chamada de garfo, cavaleiro ou enxerto (é a árvore que, no final, vai produzir os frutos) e a segunda planta é chamada de cavalo, cavalinho ou porta-enxerto (é a que vai dar suporte, fornecendo água e nutrientes).

Seu uso comercial é amplo na produção de frutas (fruticultura), utilizada na produção de mudas de: laranja, limão, manga, uva, tomate, pêssego, entre muitas outras.

O propósito de tudo é juntar as melhores características de duas plantas em uma só! Certas copas produzem bons frutos em quantidade e qualidade, mas suas raízes morrem com o ataque de certas doenças. Enxertando a copa em um cavalo (base) resistente, temos uma planta produtiva e resistente!

Existem várias técnicas e formas de se realizar a enxertia, aqui estão algumas:

Técnica de borbulha em T

Para que tipo de planta é indicado – Cítricos (laranja, tangerina e limão-cravo)
Quanto tempo demora para “vingar” – Um mês

Untitled 1
1. Com um canivete, corta-se um pedaço da casca do enxerto, a borbulha. Faz-se outro corte de iguais dimensões no porta-enxerto para acolher a borbulha. Encaixa-se a borbulha no galho receptor de maneira bem delicada, com a gema virada para cima.

Untitled 2

2. Em seguida, se faz a amarração com um plástico para evitar a entrada de ar e água. A amarração deve ser feita a mais ou menos 20 cm do solo. É preciso tirar todos os brotos do cavalinho para ele não se sobrepor à enxertia.

Técnica de garfagem em fenda

Para que tipo de planta é indicado – Vinhedos e hortaliças como tomate

Untitled 3

1. O enxerto e o porta-enxerto precisam ser do mesmo diâmetro, porque o primeiro se encaixa no segundo. Corta-se o garfo (que é o enxerto) de maneira bem precisa, na forma de V, e ele é encaixado no porta-enxerto. Uma das desvantagens dessa técnica é que o porta-enxerto não pode ser muito velho.

Untitled 4

2. Com o garfo dentro do porta-enxerto, se amarra com uma espécie de corda. Deve-se cortar todos os galhos do porta-enxerto, deixando só dois ou três, para deixar o enxerto “respirar”, caso a técnica seja feita no campo.

Técnica de encostia lateral

Para que tipo de planta é INDICADO – Laranjeira e mamoeiro
Quanto tempo demora para “vingar” – Dez dias

Untitled 51. Geralmente, essa técnica é usada quando as outras duas técnicas não vingam. Faz-se uma incisão nas duas plantas e se encosta uma na outra para que haja a troca de seiva e, finalmente, a união dos tecidos. É preciso prender com fita para que a união entre as partes fique mais forte.

2. Quando houver a devida união dos tecidos e a encostia vingar, começa-se a cortar, aos poucos, o cavalo. Essa técnica se usa muito para substituir o cavalo de uma planta que já passou por enxerto.

Aqui seguem outros tipos de enxertia:

Untitled 6

Assim esse método de propagação nos possibilita driblarmos características ruins das raízes ou parte aérea de uma determinada planta, permitindo a sua produção eficiente. Pode ser utilizada para minimizar ou eliminar os danos causados por doenças de plantas (fitossanidade), problemas de adaptação das raízes a condições climáticas e de solo, além de muitas outras possíveis aplicações.

Laisy Bertanha

Fontes:

http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_enxertia.html

http://www.infoescola.com/genetica/enxertia/

https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Manga/CultivodaMangueira_2ed/propagacao.htm

http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/reproducao9.htm

5 comentários Adicione o seu

  1. simione disse:

    gostaria de saber se há uma óptima época para fazer enxertia para os tres métodos?

    1. gespianos disse:

      Olá, tudo bem? A época de fazer enxertia não dependerá necessariamente do método, mas da cultura e da condição que você deseja implementar. Se for em campo depende de temperatura e água, caso seja em estufa pode ser praticamente em qualquer época do ano, porém no inverno demora mais pra brotação se desenvolver. Pra qual cultura você deseja saber? E qual seria a condição de produção? Viveiro, campo…Ou apenas uma muda pra uso pessoal.

  2. Anderson Assis disse:

    Bom Dia, gostaria de saber se eu posso fazer enxerto de (ex) manga, abacate ou goiaba numa Oliveira??
    Pois vivo em Portugal, minha mãe vai trazer do Brasil uns galhos das copa dessas árvore para eu tentar fazer enxerto.
    Se não vou tentar fazer o enraizamento delas.

    1. gespianos disse:

      Olá Anderson! A resposta para sua pergunta é não. Infelizmente só se pode utilizar esse método de propagação em porta-enxertos da mesma espécie da planta.

  3. Galizio Ramos disse:

    Essa página foi útil…
    Obrigado!

Deixe um comentário