Sazonalidade das Culturas

em

Devido ao crescente avanço tecnológico no setor agrícola, atualmente é possível produzir qualquer cultura independente da época do ano, com a utilização de agrotóxicos, alteração do microclima, cultivo protegido etc., permitindo o cultivo em condições adversas.

Considerando-se que a safra obedece ao ciclo de produção de cada espécie explorada, para se produzir alimentos fora de época, o produtor tem um maior desgaste. Isso causa aumento no custo de produção, e, consequentemente, na qualidade e no valor final do produto.

A sazonalidade se refere ao período em que cada cultura está melhor adaptada para se desenvolver em uma determinada região, possibilitando que a produção seja realizada com menor necessidade de insumos, apesar de o preço também diminuir por a oferta ser maior. Devido a esses fatores, é importante atentar-se às épocas ideais de cultivo para cada cultura.

Os principais fatores que causam a sazonalidade são: Incidência de chuvas, temperatura média, amplitude térmica, alteração nas populações de organismos patogênicos (causadas, normalmente, pelas diferentes condições meteorológicas observadas ao decorrer do ano) e luminosidade.

Na figura abaixo, podemos observar quando se costuma cultivar algumas das principais espécies exploradas:

Untitled 5

Figura 1: Sazonalidade das principais frutas e hortaliças produzidas no Brasil

Caso se plante alguma cultura fora de época sem os insumos necessários para isso, é possível perder até toda a área plantada.

A alface, por exemplo, é normalmente cultivada durante o inverno e a primavera por haver menor umidade do ar e a maioria das suas doenças importantes como míldio (foto), septoriose, rizoctoniose etc. serem causadas por fungos, considerando-se que os esporos fúngicos possuem melhor desenvolvimento em clima úmido. No caso da infecção por míldio, as perdas podem ser superiores a 80%.

Untitled 7

Figura 2: Folha de alface infectada por míldio.

No caso da cultura da cenoura, que tem a podridão das raízes, causada por 3 espécies de fungos (Sclerotium rolfsii, Sclerotinia sclerotiorum e Erwinia carotovora) como uma das principais doenças, o mesmo ocorre. Deve-se evitar plantar nas estações mais chuvosas ou plantar em regiões mais altas da propriedade, para que a água das chuvas escoe para as partes mais baixas, evitando a elevada umidade no plantio.

Untitled 6

Figura 3: Cenouras com podridão das raízes.

Thiago Tadeu

Fontes

http://www.biologico.sp.gov.br/docs/bio/v76_1/tofoli2.pdf

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/107340/1/CNPH-DOCUMENTOS-14-DOENCAS-DA-ALFACE-FL-07824.pdf

https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cenoura/Cenoura_Daucus_Carota/doencas.html

Deixe um comentário